domingo, 2 de agosto de 2009

III

Well thought-out plans, intelligent strategies and blueprints for a future set of actions, however cunning and clever they may be, can only do so much. The heat of the moment, that courage, inherently connected with stupidity, which it is not palpable nor does it announce its arrival, play a much more important role. The defining moments can't be rehearsed. They wouldn't be so, if otherwise.

They just fucking happen.



«No dia seguinte ninguém morreu. O facto, por absolutamente contrário às normas da vida, causou nos espíritos uma perturbação enorme, efeito em todos os aspectos justificado, basta que nos lembremos de que não havia notícia nos quarenta volumes da história universal, nem ao menos um caso para amostra, de ter alguma vez ocorrido fenómeno semelhante, passar-se um dia completo, com todas as suas pródigas vinte e quatro horas, contadas entre diurnas e nocturnas, matutinas e vespertinas, sem que tivesse sucedido um falecimento por doença, uma queda mortal, um suicídio levado a bom fim, nada de nada, pela palavra nada.»


José Saramago, Intermitências da morte

2 comentários:

  1. Pode ser que um comentário te incite a escrever qualquer coisa mais, bem sei que o tempo é pouco, bem sabes que também tenho um blogue, sei o que são estas andanças... e a vontade que não dá, que não surge, p'ra escrever o que quer que seja.

    "Tertunliano Máximo Afonso já voltou do jantar, afinal não comeu peixe, o prato era de tamboril, e ele não gosta de tamboril, esse bentónico animal marinho que vive em fundos arenosos ou lodosos, desde o litoral aos mil metros de profundidade, um bicho de enorme cabeçorra, achatada e armada de fortíssimos dentes, com dois metros de comprimento e mais de quarenta quilos de peso, enfim, um animal pouco agradável de ver e que o paladar, o nariz e o estômago de Tertuliano Máximo Afonso nunca conseguiram suportar. Toda esta informação está ele a recolher neste momento de uma enciclopédia, movido finalmente pela curiosidade de saber alguma coisa acerca de um animal que desde o primeiro dia detestou. A curiosidade vinha de épocas atrasadas, de muito tempo atrás, mas só hoje, inexplicavelmente, é que estava a dar-lhe cabal satisfação. Inexplicavelmente, dizemos, e contudo deveríamos saber que não é assim, deveríamos saber que não há nenhuma explicação lógica, objectiva, para o facto de Tertuliano Máximo Afonso ter levado anos e anos sem conhecer mais do tamboril do que o aspecto, o sabor e a consistência dos pedaços que lhe punham no prato, e de súbito, num certo momento de um certo dia, como se não tivesse nada mais urgente para fazer, eis que abre a enciclopédia e se informa. Estranha relação é a que temos com as palavras. Aprendemos de pequenos umas quantas, ao longo da existência vamos recolhendo outras que vêm até nós pela instrução, pela conversação, pelo trato com os livros, e, no entanto, em comparação, são pouquíssimas aquelas sobre cujas significações, acepções e sentidos não teriamos nenhumas dúvidas se algum dia nos perguntássemos seriamente se as temos. Assim afirmamos e negamos, assim convencemos e somos convencidos, assim argumentamos deduzímos e concluímos, discorrendo impávidos à superfície de conceitos sobre os quais só temos ideias muito vagas, e, apesar da falsa segurança que em geral aparentamos enquanto tacteamos o caminho no meio da cerração verbal, melhor ou pior lá nos vamos entendendo, e às vezes, até, encontrando. Se tivermos tempo e nos picar, impaciente, a curiosidade, sempre acabaremos por saber o que é o tamboril. A partir de agora, quando o criado do restaurante tornar a sugerir-lhe o desgracioso lofídeo , o professor de História [Tertuliano Máximo Afonso] já saberá responder, Quê, esse horrendo bentónico que vive em fundos arenosos e lodosos, e acrescentará, definitivo, Nem pensar."

    José Saramago, O Homem Duplicado

    Adoro esta passagem, e nem sei bem porquê...

    "Não faz sentido a ousadia
    De chegar ao fim do dia
    Sem o dia rever-
    Separar as falhas das glórias,
    As misérias das histórias
    Mesmo sem as entender."

    Luís Pedro Silva

    ResponderEliminar
  2. Um comentário maior que o post!

    Usurpação FTW!

    (suponho que saibas que FTW é sigla para "For the Win" - coisa de jogos que não o Freecell...)

    ResponderEliminar